Marketing digital: Magalu e Samsung foram as marcas que mais se destacaram na Black Friday

Um levantamento da Cortex apurou quais foram as marcas e veículos de comunicação que melhor usaram os recursos de marketing digital para se destacar nas buscas dos internautas sobre ‘Black Friday’.
A partir desse levantamento, a Cortex criou um ranking das empresas que adotaram as melhores ações de SEO (ou otimização dos motores de busca, na sigla em inglês) e Inbound PR, ferramenta que une melhores práticas de inbound marketing e de PR.
Veja os destaques abaixo.

Varejo

Na Categoria Varejo, o Magazine Luiza foi a marca que teve melhor performance em potencial de atratividade de cliente por meio de estratégias de PR, de acordo com o ranking Inbound PR da Cortex O sucesso da varejista reflete a sincronicidade entre as divulgações de pautas para veículos de notícias e as estratégias de negócio de fazer promoções de produtos diariamente.

A alta frequência diária de notícias sobre as ações do Magazine Luiza na Black Friday no decorrer do mês de novembro alavanca o potencial de consumidores impactados, medido pelo compartilhamento médio das notícias nas redes e os acessos médios aos sites de notícias.
As ações de PR, portanto, auxiliam as demais disciplinas de comunicação na lembrança da marca no período de Black Friday, influenciando na maior variação de busca no Google no dia entre as marcas monitoradas.
Já a Amazon também tem resultado excelente em suas estratégias de PR para o negócio. Contudo, o fato de terem focado a estratégia mais na véspera do evento deixa a marca em segundo lugar.

Marca

O ranking mostra quem impactou mais os consumidores que buscavam pelo Google no dia da Black Friday. Na Categoria Marca, a Samsung é a líder entre as empresas de produto, de acordo com o indicador da Cortex. A marca aparece de forma mais intensa nas notícias para o consumidor que busca “Black Friday” na sexta-feira, dia 27 de novembro.

Os produtos da marca mantêm interesse médio alto nas buscas feitas pelos consumidores no decorrer do mês de novembro. Dessa forma, a exposição em notícias na quinta e sexta-feira alavanca a percepção favorável em momento de maior procura no Google pela a marca e pelos termos associados à Black Friday.
Conforme esperado, os varejistas online dominam as primeiras posições do Ranking de Inbound PR da Cortex. Porém, as promoções por descontos em comida, capitaneadas, principalmente, pelo iFood, influenciam na maior presença de marcas de fast food como o Burger King e Pizza Hut (IMC).
Veículos de Comunicação

O ranking também apresenta quais veículos de imprensa impulsionaram mais as marcas ao consumidor que buscava por Black Friday. Na Categoria Veículos, a página de Economia do Uol destacou-se como a mais efetiva em expor as marcas em buscas relacionadas à Black Friday. O site conquistou a melhor relação entre frequência de publicações, posicionamento no Google e tempo de permanência na busca. Época Negócios e Infomoney também se destacam entre os sites de maior audiência.

Sites de menor audiência, mas com perfil de conteúdo relacionados às buscas e/ou melhor estratégias de SEO, tendem a ganhar melhor posicionamento no Google News.
Metodologia
A Cortex monitorou, entre os dias 09 e 29 de novembro, as notícias que ficam em destaque a partir das buscas no Google relacionadas à Black Friday.
O indicador de Inbound PR é calculado a partir da influência da presença da marca nas buscas do Google (frequência diária nas buscas, posicionamento no ranking do Google e tempo médio de exposição nas buscas) no interesse do consumidor pela empresa (buscas por palavras chaves da marca, compartilhamento nas redes de notícias que citam a marca e potencial de acessos aos sites de notícias).
Já o indicador de ranqueamento em Buscas por Veículos leva em consideração o quanto um veículo de notícia expõe as marcas de forma qualificada em relação a uma determinada busca realizada no Google. No caso, termos relacionados à “Black Friday.”

Deixe seu Comentário