A companhia, que conta com 61,5% de colaboradoras mulheres – 55% na alta liderança e 53% em cargos de gerência, foi destaque na posição Diamante; Natura também foi reconhecida na categoria prata
São Paulo, 23 de junho de 2021 – A Avon, marca do grupo Natura &Co desde 2020, foi reconhecida pelo Prêmio WEPs Brasil 2021 entre as empresas que mais avançam em ações pela equidade de gênero no ambiente de trabalho, cadeia de valor e sociedade. A companhia foi destaque na categoria Diamante, a principal entre as empresas de grande porte, e a Natura, que também faz parte do grupo, recebeu o reconhecimento na categoria Prata.
No formato on-line, a cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (21) no canal da ONU Mulheres no YouTube. Nesta edição, 100 empresas foram reconhecidas, 77 troféus foram distribuídos e 23 companhias receberam menções honrosas.
A iniciativa é realizada pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, uma parceria entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), com financiamento da União Europeia. Seu objetivo é incentivar empresas a promoverem a equidade de gênero, assim como o empoderamento econômico e a liderança de mulheres no Brasil, visando o desenvolvimento sustentável.
Atuação pela equidade de gênero
Para ampliar a diversidade no ambiente de trabalho, a Avon possui, desde 2016, um grupo interno chamado Rede pela Diversidade, formado por colaboradores voluntários que buscam promover debates e ações de conscientização sobre o tema. Entre os pilares de atuação, a Rede pela Diversidade conta com um grupo focado em ações para a equidade de gênero.
Atualmente, 61,5% dos funcionários da Avon são mulheres. Elas também representam 55% dos colaboradores da alta liderança e 53% dos cargos de gerência. Entre os principais objetivos referentes à equidade de gênero, a Avon quer manter um mínimo de 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos da empresa, alcançar 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030 e garantir, pelo menos, a participação de 50% de mulheres em processos seletivos para trainees e estagiários. A empresa também pretende reduzir o desequilíbrio na divisão de responsabilidades domésticas e familiares sobre as mulheres, priorizando condições equilibradas de produtividade.
A Avon conta ainda com um programa de gestão de saúde e bem-estar integrado equitativo entre mulheres e homens, um programa de mentoria de mulheres para mulheres, bem como diversas iniciativas voltadas para o a conscientização sobre o câncer de mama e o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, como a realização de ações, campanhas e apoio a projetos. Além disso, a Avon, por meio do Instituto Avon, é a companhia que mais se dedica a causas voltadas para mulheres no Brasil ao apoiar mais de 400 projetos sociais e investir mais de R$ 170 milhões.