A Flores Online , primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, registrou um crescimento de 115% de faturamento em 2020 com relação a 2019. O ano marcado pela pandemia impactou diretamente no crescimento do comércio eletrônico, já que as pessoas precisaram adaptar suas compras e, mais do que isso, encontrar alternativas de demonstração de afeto à distância.
Uma prova disso é que, apenas no ano passado, foram 156.942 vendas em comparação com 80.723 de 2019. Como produtos queridinhos dos consumidores, tivemos as flores do campo e os chocolates. Apesar dos números positivos para os negócios, alcançá-los não foi nada fácil e exigiu muito trabalho de relacionamento e estratégias adicionais para garantir o abastecimento das floriculturas, auxiliando a manter o ritmo de crescimento.
Outra iniciativa que foi antecipada por conta da pandemia foi o lançamento do marketplace . “Nós adiantamos a implantação do marketplace da Flores Online, que era um projeto que estava em estudo com previsão de lançamento para o fim de 2020. Isso foi importante para ampliar nosso portfólio além de contribuir para que as marcas participantes contassem com mais um canal de venda”, conta Lucas Buffo, CIO da empresa.
Agora, para 2021, a empresa planeja expandir a participação do marketplace nas vendas da Flores Online, com as duas equipes trabalhando de forma integrada para trazer novos sellers e ao mesmo tempo ampliar os pedidos, estreitando parcerias e incluindo produtos para compor os kits da marca. “2020 foi um ano de muitos desafios, mas que trouxe uma aceleração grande para o negócio, tanto em termos de crescimento de receitas, oportunidades de parceria, e de evolução. Acreditamos que 2021 será de consolidação na qual conseguiremos analisar com mais acurácia os desdobramentos dos acontecimentos e a partir daí traçar novos planos para o negócio continuar evoluindo”, completa o Buffo.