Balanço Black Friday: Faturamento dos e-commerces cresce 31% e bate R﹩5,1 bilhões só entre 26 e 27 de novembro

Moda (25%) e Eletrônicos (24%) foram os favoritos dos consumidores no evento deste ano, mostra estudo da Social Miner, feito em parceria com Compre&Confie e Neotrust, Yapay, Octadesk, All iN e Opinion Box

 

São Paulo, dezembro de 2020 – Com as pessoas passando mais tempo em casa, os e-commerces vêm batendo recorde atrás de recorde. E na Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo varejo online, não seria diferente. Um balanço feito pela Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados -, em parceria com a Compre&Confie e Neotrust, Yapay, Octadesk, All iN e Opinion Box, revelou que o faturamento dos e-commerces só entre 26 e 27 de novembro chegou a R$5,1 bilhões, crescimento de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo mostrou ainda que os varejistas que apostaram no “esquenta Black Friday” se deram bem, registrando já a partir da segunda-feira, 23, um aumento de 64% nas conversões em relação às demais segundas-feiras do mês (02, 09 e 16 de novembro). Mas, naturalmente, foi entre os dias 26 e 28 de novembro que os pedidos atingiram seus maiores picos:

Nas categorias Moda e Acessórios e Eletrônicos e Informática, por exemplo, o volume de pedidos da primeira para a segunda quinzena do mês quase triplicou. Em Moda, a variação foi de 178%, e em Eletrônicos, 183%. E foram essas duas categorias também que lideraram o ranking das mais vendidas, com representatividade de 25% e 24%, respectivamente:

Mais uma vez, o Sudeste saiu na frente como região com a maior quantidade de pedidos, com 60% de representatividade, sendo seguido pelo Sul, com 18%; Nordeste, com 13%; Centro-oeste, com 7%; e Norte, 2%.

 

E para fazer as compras online, a maioria dos consumidores (70%) utilizou o desktop, o que pode estar relacionado às facilidades na visualização de informações e detalhes dos produtos, inclusive em múltiplas telas, sendo que estas são algumas das vantagens destacadas pelos consumidores que optam por comprar pelo dispositivo. Já os dispositivos móveis, como os smartphones, foram a escolha de 30% do público para fechar os pedidos.

 

Vale indicar, porém, que os sites de Eletrodomésticos e Eletroportáteis têm muito que comemorar também, já que o número de cadastros na categoria cresceu 256%. Assim como nos e-commerces de Moda, que dobraram o número de cadastros na segunda quinzena de novembro, enquanto categorias de Beleza e Casa e Construção registraram aumento de 42% e 40%, respectivamente, no volume de inscritos em suas páginas.

 

É interessante destacar também como o Whatsapp ganhou destaque quando o assunto é atendimento ao cliente. O uso do gerenciador de mensagens entre os dias 12 e 29 de novembro praticamente duplicou em relação ao período equivalente do ano passado, saltando de 24% para 46% na preferência dos compradores. E ele vem em alta, lado a lado, com o chat, mostrando a importância e a busca pelo atendimento personalizado:

E por falar em atendimento, que está constantemente atrelado às estratégias de captação e retenção de clientes, o estudo revelou também que 9,8% dos consumidores que fizeram uma compra no período da Black Friday deste ano tinham comprado na mesma loja

durante o evento de 2019 – número 4,7 vezes maior que no evento de 2019. Já na hora de pagar, o cartão foi utilizado por 74% dos consumidores na sexta, sábado e domingo da Black Friday, enquanto o boleto foi a forma de pagamento de 26%.

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