Juarez Leão

Juarez Leão, especialista em varejo

Varejo e Omnicanalidade, nas palavras de Juarez Leão e Rodrigo Havro Rodrigues

Daniel Filla e Rodrigo Rodrigues receberam o Juarez Leão no Report 360 de 26/06/2020.

Juarez é Conselheiro da Associação Brasileira de Franchising – ABF e Presidente do Conselho Executivo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Juarez falou sobre a importância da loja física assumir o papel que a ela cabe – o da experiência do consumidor, que verdadeiramente justifique o deslocamento do consumidor até seu endereço no mundo real. Também destacou iniciativas de lojas nativas do digital que identificaram a importância da omnicanalidade e investiram em lojas físicas.

“A loja física oferece tantos benefícios que os 30 minutos deste programa seriam insuficientes para os apresentar. Numa época em que o consumidor está empoderado, e decide onde, quando e de que forma quer ser atendido, muitas oportunidades nascem desta realidade”.

“A última milha é a mais cara dos processos logísticos. Portanto, a loja física enquanto ponto de retirada de produtos é uma solução poderosa tanto para vendedores quanto para compradores” – diz Juarez Leão.

 

A disputa entre vendedores das lojas físicas e vendas nos sites foi encarada de frente no programa. Rodrigo Rodrigues e Juarez Leão comentaram os cases de Magazine Luiza, Farm e Arezzo, que criaram lojas virtuais e identificação online para seus vendedores, desta forma os valorizando e trabalhando a verdadeira multicanalidade. Com isso, muitos e-commerces dobraram ou até triplicaram seus faturamentos, conseguindo reduzir os prejuízos gerados pela pandemia.

Rodrigo Rodrigues ressaltou a prática do mercado: “Esta realidade de loja online para o vendedor dá a ele a oportunidade de usar a sua caderneta de forma inteligente, vez que ele pode (e deve) abordar seus clientes mesmo quando distantes do ambiente da loja física”.

Talvez o pontos mais marcante da entrevista seja o posicionamento de Juarez sobre a loja física enquanto captadora de clientes. “A loja física capta clientes de forma mais barata que o digital. A partir desta captura, o vendedor pode criar laços com seu cliente em modelo omni”.

Os pequenos também podem, Juarez?

“Claro, afinal, todo mundo tem um WhatsApp que possa trocar fotos, preços e códigos, é mesmo!?”.

Sugestões do Juarez Leão para varejistas no momento Pandemia

“O feito é melhor que o perfeito. Agenda de curto prazo é muito importante. Foque no que vai resolver agora, mas não deixe de planejar o médio e longo prazo”.

“Crise tem, é claro, seu momento de corte, mas também tem seu momento de investimento. Na atual conjuntura, curto prazo é dezembro. Analise que tipo de investimento pode trazer retorno até dezembro e pense seriamente em o realizar”.

Visões do Rodrigo Rodrigues

“Não é o fim do varejo físico. É o momento do varejo pertinente”.

E-commerce enquanto um endless aisle, suportando toda a operação de forma integrada, e não mais apenas uma loja. Esta é a nova realidade, com pensamento Omni”.

Mantenha contato com o Juarez Leão

LinkedIn | Site | (48) 9 9971-0942 | juarezleao@leaobu.com.br

 

Assista também o programa com Fábio Passerini, da Fugativa.

Deixe seu Comentário