Com um total de cinco brasileiros, El Ojo de Iberoamérica completa quadro de Presidentes de Júri 2025

El Ojo de Iberoamérica, principal festival internacional de criatividade com perspectiva latina e o único da região presente no ranking WARC Creative 100, anuncia mais dez Presidentes de Júri que se somam aos nove já confirmados. Com isso, o festival completa o quadro de 19 líderes criativos que irão presidir as categorias de premiação em sua edição 2025, marcada para os dias 12, 13 e 14 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.

 

Entre os recém-anunciados estão dois novos representantes do Brasil: Sérgio Gordilho e Rafael Nasser, que se juntam a Rodrigo Jatene, Tati Lindenberg e Pedro Prado no festival deste ano. Assim, o Brasil passa a ter cinco presidentes entre os 19 que liderarão os julgamentos do El Ojo 2025.

 

“Como em todos os anos, o 28º Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica reúne os mais prestigiados profissionais de agências, produtoras, anunciantes e veículos de comunicação do mundo todo para avaliar, debater e celebrar as melhores ideias da região em cada uma das categorias de premiação apresentadas no El Ojo”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do festival que, ano após ano, se consolida como o ponto de encontro mais importante para a divulgação da identidade latina, de seus talentos e de sua indústria em toda a sua diversidade.

 

Sobre os novos presidentes confirmados para 2025

 

-Sérgio Gordilho (Brasil) – Presidente do El Tercer Ojo, El Ojo Transformação Criativa do Negócio e El Ojo Ideias Latinas para o Mundo

Cofundador, copresidente e CCO da Africa Creative, Gordilho é arquiteto e designer, com pós no Royal College of Art e MBA na Berlin School of Creative Leadership. Acumula a conquista de mais de 100 Cannes Lions, 50 D&AD Pencils, 16 Gran Ojos e 82 Ouros no El Ojo, e conduziu a Africa a prêmios como Agência do Ano no El Ojo e destaque global por Ad Age, Adweek e Contagious. Em 2025, liderou a expansão da Africa para Nova York e foi palestrante do El Ojo (ele também presidiu júris em 2013).

“Receber este reconhecimento do El Ojo de Iberoamérica é mais do que especial, pois demonstra que a criatividade, quando bem elaborada, não tem fronteiras. Reflete o impacto global do trabalho que fazemos todos os dias na Africa Creative. Liderar os Júris do festival significa olhar para o futuro da nossa indústria com lupa e bússola: mergulhar na profundidade das ideias e, ao mesmo tempo, apontar caminhos. Inspira a crença no poder transformador da criatividade. Celebra o potencial criativo da América Latina. Celebra a ousadia, a inovação e o propósito como motores capazes de impulsionar marcas, negócios e, principalmente, a sociedade”.

 

-Rafael Nasser (Brasil) – Presidente do El Ojo Inovação e do El Ojo Creative Data

CEO da Hogarth Brasil, com mais de 25 anos em comunicação e marketing; carreira que cruza cinema, grandes anunciantes e tecnologia. No El Ojo 2024, palestrou sobre IA generativa e o futuro da criatividade.

“Assumir a presidência do Júri do El Ojo Inovação e do El Ojo Creative Data 2025 é, para mim, uma honra e uma grande responsabilidade. Significa a oportunidade de contribuir com minha perspectiva para um prêmio que reconhece não apenas as melhores ideias, mas também a capacidade do nosso setor de transformar a cultura, os negócios e a sociedade por meio da inovação. O El Ojo de Iberoamérica é muito mais do que um festival: é um espaço onde o talento latino-americano é projetado para o mundo, exibindo nossa diversidade, criatividade e poder transformador. Representa um ponto de encontro único, onde compartilhamos visões, aprendemos uns com os outros e continuamos a elevar o padrão do que a comunicação e a tecnologia podem alcançar. Fazer parte deste Júri significa comprometer-se a celebrar a coragem daqueles que assumem riscos, experimentam e reinventam, e a destacar as ideias que moldam o futuro do setor”.

 

-Diego Gueler Montero (Argentina) – Presidente do El Ojo Filme

Sócio, cofundador e CCO da Zurda; antes, fundou a draftLine Buenos Aires (AB InBev). Tem 18 Cannes Lions e mais de 700 prêmios em festivais como Clio, One Show, D&AD e LIA; já foi Top 5/Top 7 criativos da região no El Ojo.

“É uma honra para mim presidente do El Ojo Filme. Além de liderar este prêmio, estou entusiasmado de poder compartilhar a experiência com jurados de toda a região, profissionais criativos que admiro e respeito. O El Ojo sempre foi um festival fundamental para a divulgação de talentos latinos em todo o mundo, e também tenho uma história pessoal muito próxima com o festival, o que torna esta experiência ainda mais especial”.

 

Yupi Segura (México/Espanha) – Presidenta do El Ojo Produção Audiovisual

Diretora e sócia da Oriental Films, destaca-se pela força emocional e excelência técnica. Soma 16 Ouros no El Ojo desde 2020 e foi eleita Melhor Diretora da Ibero-América e Melhor Diretora do México (El Ojo Local).

“É uma grande honra para mim assumir a presidência do júri do El Ojo de Iberoamérica, especialmente na categoria Produção Audiovisual, onde a emoção da história, o poder da imagem e do som e a excelência técnica se unem. É a categoria que conecta, inspira e nos lembra por que amamos esta profissão: pelo poder de contar histórias que transcendem e perduram. Será um prazer conhecê-los em breve para celebrarmos juntos o melhor da nossa indústria”.

 

– Mike Arciniega (México) – Presidente do El Ojo Gráfica e do El Ojo Produção Gráfica

Fundador, presidente e CCO da independente Archer Troy, repetidamente entre as Top independentes do El Ojo e Effie Index; reconhecida como melhor agência digital no IAB MIXX México 2024 e Ouro no Small Agency Awards (Ad Age). Trabalhos para Warner, Amazon Prime Video, Google, Under Armour, McDonald’s e grandes entertainment IPs.

“Ser presidente do El Ojo Gráfica e do El Ojo Produção Gráfica 2025 é um privilégio que me emociona profundamente. O El Ojo de Iberoamérica é muito mais do que um festival; é um olhar crítico e apaixonado sobre a criatividade que produzimos nesta região para o mundo. Como diretor de arte, presidir esta categoria é uma honra e uma tremenda satisfação, pois a impressão é a raiz da nossa indústria: o lugar onde uma ideia se resume em uma imagem de alto impacto visual, sem enfeites ou distrações, apenas pura potência gráfica. O desafio será avaliar não apenas a execução impecável, mas também a coragem e a relevância cultural de cada peça. Em um mundo saturado de estímulos, destacar-se exige originalidade, precisão e coragem. Esse é o espírito que espero encontrar e celebrar ao lado de um Júri que, como eu, acredita no poder das ideias que conquistam”.

 

Christine Saouda (Colômbia) – Presidenta do El Ojo Mídia

COO da Publicis Groupe Colômbia; ex-VP na Leo Burnett e ex-CEO da Publicis, Digitas e PXP. Lidera a estratégia “Power of One”, integrando dados, criatividade, mídia e tecnologia em soluções de negócios.

“Considero a categoria Mídia uma das mais desafiadoras e fascinantes do mundo criativo. Reconhecer o valor daqueles que entendem que a mídia tem o poder de transformar plataformas em espaços de impacto cultural é fundamental para entender o papel estratégico que desempenham na construção de grandes marcas. É um privilégio fazer parte desse processo, contribuindo com todo o meu conhecimento e a paixão que sinto pela criatividade e admiração por todos os grandes talentos que contribuem para a nossa indústria todos os dias”.

 

Tania Riera (Espanha) – Presidenta do El Ojo PR

ECD da Ernest; ex-Shackleton (onde foi diretora de criação). Premiada em Cannes, CdeC, One Show, D&AD, El Ojo e mais; cofundadora da Más Mujeres Creativas.

“É um privilégio para mim participar ativamente deste festival que celebra o imenso talento latino e atrai a atenção da profissão. Além disso, será uma oportunidade única de compartilhar visões e debater com gigantes do setor (certamente diversos e apaixonados), unidos pela admiração por grandes ideias. Estou muito feliz em presidir o El Ojo PR. Uma categoria fascinante, onde muitas das melhores ideias competem a cada ano. É o lugar da amada mídia espontânea e onde a criatividade brilha, o tipo de criatividade que cria cultura popular, salta para a mídia e para a vida, e nos surpreende nas notícias ou em uma conversa com amigos”.

 

Agustín Alba (Argentina) – Presidente do El Ojo Saúde & Pharma

ECD da Dentsu Creative Argentina, com passagens por Ogilvy, Geometry e Wunderman Thompson; clientes como Eurofarma, Unilever, Coca-Cola, Volkswagen. Vencedor de Grand Prix em Cannes e no El Ojo 2023 (“Scrolling Therapy”).

“É um privilégio para mim ser presidente do Júri do El Ojo. É uma grande responsabilidade, dada a exigência e a complexidade da categoria Saúde & Farma. Mas também é uma grande oportunidade, não só de poder liderar o Júri em todo o excelente trabalho que certamente avaliaremos, mas também de poder debater com os outros presidentes e premiar a excelência criativa que sempre distinguiu o El Ojo”.

 

Félix del Valle (Espanha) – Presidente do El Ojo Direto

CCO da MRM Spain; ex-Ogilvy Brasil (único estrangeiro a liderar criativamente uma grande agência no país). 40 Cannes Lions e múltiplos prêmios no El Ojo, One Show, Effie, El Sol.

“Ser Presidente do Júri do El Ojo de Iberoamérica é uma imensa honra e uma grande responsabilidade. O El Ojo representa a perspectiva crítica e apaixonada de toda uma região que busca sempre a excelência e a ambição de levar as ideias adiante. Meu papel será garantir que as melhores ideias sejam reconhecidas por sua criatividade e capacidade de gerar impacto real”.

 

Tony Waissmann (EUA) – Presidente do El Ojo Rádio & Áudio e do El Ojo Produção de Áudio & Som

Líder em Miami do Círculo Creativo USA; ex-CCO na HOY (Havas Latam), Geometry Argentina, FCB e ECD na GTB/JWT Ford. Fundador da escola Underground (19 anos). 7 Grand Prix e histórico de prêmios no El Ojo, Cannes, Clio, LIA e NYF.

“Ser Presidente do El Ojo novamente é um prazer, um orgulho e uma responsabilidade para mim. Quando uma agência apresenta um projeto, está colocando-o na mesa para que outros o julguem. Dessa perspectiva, parece um ato de muita coragem. Sabe-se perfeitamente o que significa estar de um lado ou de outro, então o foco, a dedicação e a seriedade que devem ser colocados em cada ideia avaliada devem ser extremos, assumindo uma grande responsabilidade para produzir a melhor lista possível de vencedores e com extrema imparcialidade. Estou em duas categorias muito interessantes. Uma tem a ver com uma categoria que pode, de certa forma, igualar todas as agências em termos de possibilidades: Rádio, onde não há desculpas em relação a orçamentos ou coisas do tipo. E a próxima é Produção de Áudio e Som, um elemento-chave na comunicação onde sua influência é total, tornando uma ideia muito melhor ou, em outros casos, tornando o áudio uma ideia em si”.

Deixe seu Comentário