OOH gerou resultados positivos mesmo durante restrições da pandemia

Estudo realizado a partir de 65 campanhas revela que marcas que seguiram anunciando tiveram 16% de aumento na intenção de compra

Levantamento realizado pela JCDecaux, líder mundial em mídia out of home, em parceria com as agências Talon, Kinetic, Posterscope e Rapport e endossado pela a associação britânica Outsmart, revelou que as marcas que seguiram usando o OOH mesmo durante as restrições da pandemia tiveram excelentes resultados.

O estudo feito a partir de 65 campanhas realizadas entre março e setembro mostrou que os anunciantes tiveram mudança de 51% no recall e aumento de 16% na intenção de compra de seus produtos e serviços. Esses dados relevam que, mesmo com o distanciamento social, a eficácia do OOH não perdeu força no período, como reflexo do retorno significativos das pessoas às ruas.

“Os dados mostram o protagonismo da mídia out of home e reforça que podemos ser os olhos e ouvidos das marcas nas ruas, acompanhando o retorno progressivo das pessoas aos espaços público”, afirma Heitor Pontes, diretor Comercial e Marketing da JCDecaux no Brasil.

Esse levantamento demonstrou não só que anúncios de setores como automotivo, produto de giro rápido (FMCG na sigla em inglês) e varejo foram vistos e lembrados, mas também repercutiram em ações físicas, atingindo os consumidores em termos de ações positivas na base do marketing funil.

De modo geral, os resultados foram:

• 51% de aumento no reforço de marca;

• 51% de aumento no recall do anúncio;

• 3% de aumento em consideração;

• 16% de aumento na intenção de compra.

Ao analisar os efeitos do footfall o resultado foi o crescimento de mais duas vezes em visitas a lojas em ambiente de teste e controlado.

No caso de alguns setores específicos, como automotivo, o impacto sobre as marcas após a saída do isolamento inicial do Reino Unido foi visivelmente benéfico. Seu reconhecimento aumentou substancialmente e foi 1,5x maior do que para outras categorias. Os anunciantes desse mercado também viram um aumento de 5% em consideração e de 35% na intenção de compra, acima da média geral.

Com o retorno gradual das audiências, algumas ativações tiveram um desempenho até mesmo superior aos níveis anteriores. Provavelmente porque o ambiente de publicidade ficou mais ordenado, dando maior visibilidade às campanhas, e também porque a indústria ajustou seus anúncios para alcançar locais conhecidos do grande público.

Diante desses resultados, a expectativa do mercado é que o OOH desperte ainda mais apetite na indústria, criando a confiança que o público está nas ruas e que o canal detém a expertise para direcioná-lo de forma eficaz. “Este estudo colaborativo mostra que as marcas que adotam uma abordagem baseada em insights para OOH podem colher os frutos em métricas de marca e ação. Os dados muitas vezes desafiam nossas percepções instintivas, e estão nos mostrando a adaptação do público aos eventos recentes em vez de uma significativa redução”, afirma Tim Lumb, diretor da Outsmart.

O estudo está disponível no site: https://www.jcdecaux.co.uk/news/staying-out-home-industry-collaboration-proves-positive-outcomes-advertisers-during?utm_source=DSMN8&utm_medium=LinkedIn.

 

Deixe seu Comentário