A busca por design inovador e consciente acaba de ganhar um novo capítulo. A Desmobilia, referência em mobiliário autoral e sustentável há 25 anos, une forças com o programa Havaianas reCICLO para lançar a coleção Resola: peças criadas a partir da borracha reciclada de chinelos pós-consumo.
Resultado de um trabalho pioneiro em inovação aberta, a coleção reúne design inteligente, sustentabilidade e propósito, com uma linguagem visual bastante distinta, trazendo fragmentos de borracha reciclada. Cada móvel é fruto da transformação de histórias vividas em milhares de pares de Havaianas descartados por consumidores e coletados pelo programa de logística reversa da marca.
O processo inclui a coleta de chinelos pós consumo em Lojas Havaianas e Cooperativas de Reciclagem, seguida pelas etapas de triagem, lavagem e trituração dos materiais, que são então reciclados e transformando-se em novas soluções. Essa abordagem não só evita que a borracha acabe em locais inadequados, como também confere a cada peça um carater único.
A coleção inclui poltrona, luminária, mesas laterais, cabideiro, porta guarda chuvas e banqueta – este último é o único de toda a coleção que utiliza 100% de material borracha e nele são utilizados mais de 30 pares de solas de chinelo para confecção. Essas peças são mais do que apenas móveis; são a prova tangível de que mobilizações para um desenvolvimento cada vez mais sustentável podem produzir resultados viáveis, funcionais e com atratividade de mercado.
“Cada par de chinelos carrega memórias individuais de praias, ruas e casas. Agora, transformados, eles ganham nova vida em peças de design autoral, com estética vibrante e melhor performance ambiental”, destaca Maria Augusta Bottino, diretora de Sustentabilidade da Alpargatas, empresa dona da Havaianas.
Criado em 2020, o Havaianas reCICLO já recolheu mais de 450 mil pares de chinelos no Brasil, o equivalente a 160 toneladas de resíduos – ou 6 Maracanãs lotados de torcedores usando Havaianas. O programa conta com a parceria de mais de 70 cooperativas de reciclagem, impactando positivamente mais de 3.500 famílias em todo o país.
A parceria com a Desmobilia reforça a missão do programa: desenvolver uma cadeia circular robusta para a borracha, transformando resíduos em novas matérias-primas e produtos comercializáveis.