No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promoveu uma ação de alto impacto desenvolvida pela OpusMúltipla, agência do Grupo OM Comunicação Integrada, em parceria com a Globo. Às 19h, o Canal OFF saiu do ar por uma hora, exibindo uma tela de “chuvisco” com a mensagem: “O Canal OFF está off para você ver como a natureza pode fazer falta”. A provocação foi acompanhada de um QRCode que convidou o público a se conectar ao Instagram da Fundação, onde uma live de 24 horas esteve no ar com o mote: “ON pela Natureza”.
Convite à reflexão
Desenvolvida pela OpusMúltipla, a campanha é um convite à reflexão sobre o papel de cada um na conservação do meio ambiente. Para isso, a agência criou um Key Visual exclusivo, além de banners digitais veiculados em portais como g1 e globo.com (além do Globoplay), reforçando a presença da campanha no ecossistema digital da Globo.
A estratégia criativa partiu da ideia de que, se a natureza ficar off, nada mais permanece. Por isso, a programação do canal foi tirada do ar por uma hora, para que o impacto da ausência fosse percebido de forma literal. O desafio da OpusMúltipla foi criar uma campanha que não apenas comunicasse uma mensagem, mas que fizesse sentir a urgência do tema.
“A natureza precisa das pessoas unidas. E a realização dessa campanha é uma prova de união: o trabalho da OpusMúltipla somado a parceria da Globo e ao compromisso da Fundação Grupo Boticário com um mundo melhor. Além disso, a ação do Canal Off “off” também é um exemplo de solução 360º em comunicação que sempre caracterizou todas as empresas envolvidas”, diz Alexandre “Nego” Lee, vice-presidente de Criação da OpusMúltipla.
24 horas ininterruptas
A programação especial no Instagram da Fundação (@fundacaogrupoboticario) reuniu influenciadores, especialistas, atletas, ativistas e marcas parceiras em enquetes, quadros surpresas e ações reais com base no engajamento, durante 24 horas ininterruptas. E para conectar ainda mais o universo digital ao real, a Fundação irá plantar uma árvore para cada minuto da live – ou seja, 1.440 novas mudas. A proposta da transmissão de 24 horas foi concebida pela Fundação Grupo Boticário, com execução da Layer Up e colaboração da Tamer Comunicação.
Entre os nomes participantes da campanha estiveram Bruno Gissoni, Luigi Cani, Isabelle Nalu, Yanca Costa e Eduarda Melo (Biologueirinha), que compartilharam em suas redes como mantêm uma rotina conectada com a natureza.
A campanha “ON pela Natureza” marca os 35 anos da Fundação Grupo Boticário, reforçando seu compromisso com a conservação ambiental e a mobilização da sociedade em torno da causa. A Fundação já apoiou mais de 1.800 projetos ambientais em todos os biomas brasileiros e protege 11 mil hectares de reservas naturais, equivalentes a 70 Parques do Ibirapuera.
FICHA TÉCNICA
Agência Opus Múltipla
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
VP de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Diecica Ferreira, Eduardo Bueno e Larissa Abreu
Redatores: Alisson Noronha, Felipe Yarzon e Laura Larre Borges
VP de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
VP de Mídia: Adriana Felicissimo
Supervisor de Mídia: Gabryel Westfal
Planejamento: Cristina Hirama
Gerente de RTVC: Bianca Mascarenhas
Producer: Michele Franco
Estagiária RTV: Jeane Borges
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Celso Santos
Arte-Final: Alexandre Valente
Arte-Final: Karla Cristina
Arte-Final: Marcellus Del Vecchio
Revisoras: Fabiane Ferreira e Maria Paula Mosimann
Globo
Equipe de Criação: Carlos Hohol, Cristiano Santos e Ricardo Moyano
Produtora Filme: CASAzeroCINCO
Produção Executiva: Cristiano Vaz
Direção: Tiago Galan
Montador: Tiago Galan
Pós-Produção: CASAzeroCINCO
Delivery de cópias: Onda Finalização
Produtora de Áudio: TORO;
Direção Executiva: Kelson Diego;
Direção de Criação: Dani Zan e Kelson Diego;
Produção Musical: Tiago Mendes;
Sound Design: Tiago Mendes;
Mixagem e Masterização: Tiago Mendes;
Head de Projeto: Ricardo Betim
Sobre o Grupo OM – Segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, é formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), Tailor Media Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).
O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing e comunicação para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com aproximadamente 300 colaboradores, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como: Brevant, Casa Nissei, Cocamar, C. Vale, Colégios Sigma, Consórcio Servopa, Continental Pneus, Corteva Agriscience, Cummins, Digital Premium Jornais, DSM, ESA Nacional OAB, Formica, Frimesa, Grupo Boticário, Guararapes, Hebron Farmacêutica, Ítalo Supermercados, Klabin, Militec, MSD, Neodent Global, O Boticário, Óticas Carol, Prata e Arte, Rede D’OR, Schulz, Shopping Mueller, Subway, Sumitomo Rubber do Brasil, Super Dia, Talken, Uninter, Vero Internet e Volvo. Contato: (41) 3362-1919 /http://www.grupoom.com.br
Sobre a Fundação Grupo Boticário – Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).