O GLOBO reforça seu time de colunistas e consolida vocação nacional

O jornal O GLOBO começa 2021 com uma grande novidade para seus leitores. A partir desta segunda-feira, o time de colunistas ganha reforços de peso, ampliando a oferta de informação e análise de qualidade aos assinantes do jornal impresso e das plataformas digitais.

À equipe que conta com Míriam Leitão, Merval Pereira, Ancelmo Góis, Lauro Jardim, Patricia Kogut, Bernardo Mello Franco, entre outros, juntam-se novos articulistas como as jornalistas Vera Magalhães e Malu Gaspar, a economista Zeina Latif, o jurista Irapuã Santana e o publicitário Washington Olivetto .

Ao ampliar o número de colunistas, O GLOBO investe na pluralidade e busca expandir sua base de assinantes, em linha com mudanças no perfil e no desejo dos leitores ao longo dos últimos anos. Carioca de nascença e com orgulho, o jornal dialoga cada vez mais com um público espalhado pelo país, consolidando seu caráter nacional.

Atualmente, 66% da audiência do site do GLOBO vêm de fora do Rio de Janeiro. São Paulo sozinho responde por uma fatia de 27%, enquanto cresce a participação de estados como Minas Gerais e Paraná. A nacionalização da marca também se reflete no número de novas assinaturas digitais: 54% delas vieram de outros estados em 2020.

O novo time reforça ainda o compromisso do jornal com a diversidade. O espaço ocupado por colunistas mulheres, negros e jovens está sendo ampliado, assim como serão mais frequentes na página 3 as contribuições de articulistas convidados, explorando temas quentes do noticiário.

“O GLOBO é um jornal nacional. E, como tal, precisa estar em constante mutação para atender melhor ao público. Através da análise do comportamento da nossa audiência, está claro para nós que o leitor exige cada vez mais diversidade de visões de mundo. É o que buscamos para “convocar” os novos integrantes da nossa seleção de colunistas”, diz Alan Gripp, diretor de Redação do jornal.

Conheça alguns dos novos colunistas

Vera Magalhães – No comando do programa Roda Viva há um ano, a jornalista paulista já assinou colunas nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além da revista Veja. Além da coluna da página 2 e a presença em tempo real no site e em seu blog, Vera também terá um podcast.

Malu Gaspar – A jornalista já cobriu política e economia nos principais veículos de comunicação do país e lançou dois livros explosivos, revelando histórias de Eike Batista e Odebrecht. Ex-apresentadora do podcast Foro de Teresina, a colunista também vai explorar o formato no GLOBO.

Pablo Ortellado – Autor de livros e artigos sobre mídias sociais, polarização política e movimentos sociais, é filósofo com doutorado na USP e pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (Cebrap). Ele assinará coluna aos sábados em Opinião.

Zeina Latif – Com passagens por algumas das mais renomadas instituições financeiras do mundo como Royal Bank of Scotland, ING, ABN Amro e HSBC, a consultora assinará coluna sobre as perspectivas brasileiras às quartas, na editoria de Economia.

Irapuã Santana – Doutor em Direito Processual pela UERJ, ajudou a fazer história ao questionar e garantir no STF que o financiamento dos partidos seja proporcional ao número de candidatos negros e brancos. Ele escreverá quinzenalmente em Opinião, às segundas.

Washington Olivetto – Um dos mais renomados e premiados publicitários do Brasil, um dos fundadores da icônica agência W/Brasil. Terá um espaço “meio coluna, meio crônica”, em sua própria descrição, quinzenalmente às segundas.

Edu Lyra – Empreendedor social e fundador da Gerando Falcões, ONG baseada em São Paulo que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas. Apontado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens que podem mudar o mundo, escreverá quinzenalmente em Opinião.

Cláudio Ferraz – Professor da escola de Economia de Vancouver, da University of British Columbia e do departamento de Economia da PUC-Rio, terá uma coluna mensal na editoria de Economia.

Vilma Pinto – Mestre em Finanças e Economia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, é especialista no desequilíbrio de contas públicas, um dos principais nós do Brasil. Assinará coluna mensal na editoria de Economia.

Carlos Góes – Pesquisador-chefe do Instituto Mercado Popular, laboratório de políticas públicas sediado em São Paulo. Foi assessor da Presidência da República entre 2017 e 2018 e pesquisador de FMI e OMC. Escreverá quinzenalmente aos sábados na Economia.

Marcello Serpa – Um dos mais premiados diretores de arte do país, com medalhas de ouro, prata e bronze nos principais festivais de publicidade do Brasil e do mundo. Escreverá quinzenalmente.

Nova grade na versão impressa

Com a chegada do novo time, a grade na versão impressa do jornal será reorganizada. Principal espaço de análise da política nacional, a coluna da página 2 estará a cargo de Merval Pereira às terças, quintas e domingos. Nos demais dias da semana, entram em campo Fernando Gabeira, Vera Magalhães e Carlos Alberto Sardenberg.

Terças, quintas e domingos também serão os dias da coluna de Míriam Leitão na Economia. O espaço abrigará ainda Zeina Latif, Carlos Góes, Claudio Ferraz, Vilma Pinto, Fabio Giambiagi e Rogério Furquim Werneck.

A coluna de Ancelmo Góis deixa de ser publicada diariamente no papel para estar no ar 24 horas, todos os dias da semana, no site do GLOBO. Ancelmo ganha versão impressa especial aos sábados, com novas seções, na editoria Rio. O Segundo Caderno amplia também seu leque de colunistas: à turma atual se unem Luis Fernando Veríssimo, Cacá Diegues e Nelson Motta, que antes escreviam em Opinião.

Deixe seu Comentário