My Ploy, startup incubada na UTFPR, é finalista de premiação internacional por oferecer solução de mobilidade para pessoas cadeirantes

A startup My Ploy, incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é a única empresa brasileira finalista do prêmio da Fundación Mapfre à Inovação Social. O empreendimento fornece o ploy, uma solução que facilita a mobilidade e diminui as chances de queda para pessoas cadeirantes. O acessório é acoplado na cadeira de rodas para permitir mais estabilidade.

A ideia surgiu em 2015, quando a arquiteta e egressa da especialização da UTFPR, Rebeca Paciornik Kuperstein, fazia trabalho voluntário em um estabelecimento que atendia crianças cadeirantes.

Depois da criação do protótipo e da testagem, os resultados mostraram que o produto torna as cadeiras mais seguras. Em 2019, durante a pandemia, a empresa foi nasceu. “No Brasil, 4,7% das calçadas são acessíveis, então existe uma demanda enorme de mercado de mobilidade para pessoas em cadeiras de rodas como pessoas com deficiência, idosos ou pessoas temporariamente com baixa mobilidade”, explica Kuperstein. O pedido de patente do Ploy foi feito em 2017 e, em 2023, foi autorizado.

Incubação

Em 2024, a empresa participou de um edital de incubação da SprinT do Campus Ponta Grossa . Segundo Kuperstein, era a oportunidade que procuravam. “Existem, claro, várias outras universidades, mas esse “T”, da UTFPR, fez a diferença para escolhermos. Eu sou ‘cefeteana’ (estudante do antigo CEFET), então sei que a tecnologia está no DNA da UTFPR. Estamos muito animados em trabalhar com a proximidade com os professores e com outras empresas incubadas”, destaca.

O processo deu certo. O produto já foi disponibilizado para venda para o público final, com possibilidade de financiamento em até 48 vezes de R$ 65. Agora, por ao menos um ano, os sócios terão acesso à mentoria, à estrutura e ao atendimento oferecido pela UTFPR.

Atualmente a linha Ploytech é aplicada para uso urbano ou para a prática esportiva. Segundo a empresária, é um dispositivo fácil de ser colocado, ocupa pouco espaço e deixa a cadeira de rodas mais leve para manuseio. Com isso, permite a passagem por terrenos desnivelados, inclusive com grama ou buracos.

Premiação

A tecnologia, criada pela My Ploy, ganhou destaque internacional ao se classificar na oitava edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social. A iniciativa visa reconhecer soluções viáveis, inclusivas e sustentáveis para melhorar a vida das pessoas. O evento acontecerá em Madri, na Espanha, no mês de maio. Ao todo, 12 projetos foram escolhidos para disputar a final.

Na categoria Mobilidade Segura e Sustentável, projetos da Colômbia, da Suécia e dos Estados Unidos concorrem com a startup. “A indicação ao prêmio é um reconhecimento do potencial do Ploy e do impacto positivo que a startup pode gerar na sociedade. Que essa conquista inspire outras empresas e empreendedores a investirem em soluções inovadoras que promovam a inclusão, a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros”, comemora a empreendedora.

Deixe seu Comentário