Nesta segunda-feira (23/2), a partir das 22h, o Roda Viva recebe a bióloga, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tatiana Sampaio. A edição, ao vivo, marca a estreia do jornalista Ernesto Paglia como apresentador do programa. O Roda Viva terá, ainda, outras novidades que marcam esta nova fase do consagrado programa de entrevistas da TV Cultura, que completa 40 anos em setembro deste ano.
O Roda Viva contará com uma bancada maior, com seis jornalistas convidados, possibilitando ainda mais diversidade de profissionais e de veículos de comunicação, e a participação de quatro estudantes de jornalismo, que poderão acompanhar de perto a gravação de um dos mais importantes programas de entrevistas da TV brasileira. Outra novidade é que haverá a interação do público, que terá a oportunidade de enviar perguntas durante a entrevista, por meio de WhatsApp.
As charges feitas durante as entrevistas agora terão os traços do ilustrador Eduardo Baptistão, com mais de 40 anos de carreira no mercado editorial e passagens por grandes veículos, como O Estado de S.Paulo, Veja, Carta Capital, entre outros. Baptistão conquistou prêmios importantes no Brasil, como o Concurso Internacional de Humor de Piracicaba e o Concurso de Humor Carioca, além do troféu HQMix de Melhor Cartunista Brasileiro, em cinco edições. No exterior, foi premiado com o World Press Cartoon, de Portugal, e a Tehran International Cartoon and Caricature Biennial, do Irã.
A ciência no centro do Roda Viva
Líder da pesquisa sobre a polilaminina, a cientista Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), detalha a descoberta da molécula que se tornou esperança para reverter paralisias por lesão na medula. A descoberta da bióloga é resultado de 30 anos de pesquisa sobre a polilaminina, versão recriada em laboratório da laminina, proteína produzida naturalmente pelo corpo e que ajuda os neurônios a se conectarem. A cientista discute no Roda Viva os avanços e os desafios dessa nova fronteira da medicina, após resultados promissores e autorização da Anvisa para testes clínicos.
A bancada de entrevistadores será formada por Carol Marcelino – jornalista de Saúde; Fabiana Cambricoli – repórter especial do Estadão; Jairo Marques – jornalista da Folha de S.Paulo; Lúcia Helena de Oliveira – colunista do UOL; Mariana Varella – editora-chefe do portal Dráuzio e doutoranda em Saúde Global pela Faculdade de Saúde Pública da USP; e Rafael Garcia – repórter de Ciência do jornal O Globo.
O Roda Viva é exibido às segundas-feiras, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube e site da emissora.







