Ernesto Paglia estreia no Roda Viva com a cientista Tatiana Sampaio como entrevistada, nesta segunda (23)

Nesta segunda-feira (23/2), a partir das 22h, o Roda Viva recebe a bióloga, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tatiana Sampaio. A edição, ao vivo, marca a estreia do jornalista Ernesto Paglia como apresentador do programa. O Roda Viva terá, ainda, outras novidades que marcam esta nova fase do consagrado programa de entrevistas da TV Cultura, que completa 40 anos em setembro deste ano.

Roda Viva contará com uma bancada maior, com seis jornalistas convidados, possibilitando ainda mais diversidade de profissionais e de veículos de comunicação, e a participação de quatro estudantes de jornalismo, que poderão acompanhar de perto a gravação de um dos mais importantes programas de entrevistas da TV brasileira. Outra novidade é que haverá a interação do público, que terá a oportunidade de enviar perguntas durante a entrevista, por meio de WhatsApp.
As charges feitas durante as entrevistas agora terão os traços do ilustrador Eduardo Baptistão, com mais de 40 anos de carreira no mercado editorial e passagens por grandes veículos, como O Estado de S.Paulo, Veja, Carta Capital, entre outros. Baptistão conquistou prêmios importantes no Brasil, como o Concurso Internacional de Humor de Piracicaba e o Concurso de Humor Carioca, além do troféu HQMix de Melhor Cartunista Brasileiro, em cinco edições. No exterior, foi premiado com o World Press Cartoon, de Portugal, e a Tehran International Cartoon and Caricature Biennial, do Irã.

 

A ciência no centro do Roda Viva

Líder da pesquisa sobre a polilaminina, a cientista Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), detalha a descoberta da molécula que se tornou esperança para reverter paralisias por lesão na medula. A descoberta da bióloga é resultado de 30 anos de pesquisa sobre a polilaminina, versão recriada em laboratório da laminina, proteína produzida naturalmente pelo corpo e que ajuda os neurônios a se conectarem. A cientista discute no Roda Viva os avanços e os desafios dessa nova fronteira da medicina, após resultados promissores e autorização da Anvisa para testes clínicos.

A bancada de entrevistadores será formada por Carol Marcelino – jornalista de Saúde; Fabiana Cambricoli – repórter especial do Estadão; Jairo Marques – jornalista da Folha de S.Paulo; Lúcia Helena de Oliveira – colunista do UOL; Mariana Varella – editora-chefe do portal Dráuzio e doutoranda em Saúde Global pela Faculdade de Saúde Pública da USP; e Rafael Garcia – repórter de Ciência do jornal O Globo.

 

Roda Viva é exibido às segundas-feiras, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea no  YouTube e site da emissora.

Deixe seu Comentário