nstituto Motiva lança nova estratégia social com foco em cidades sustentáveis e amplia investimento para R$ 1 bilhão até 2035

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, inicia um novo capítulo em sua atuação em projetos de impacto social. Após uma trajetória de 10 anos como Instituto CCR, a entidade passa a se chamar Instituto Motiva, alinhando-se à nova marca corporativa. Para marcar este novo ciclo, a organização elevou seu compromisso de investimento de longo prazo, passando de R$ 750 milhões, anunciado no ano passado, para R$ 1 bilhão até 2035, concentrando os seus esforços em promover cidades e comunidades sustentáveis para fortalecer a transformação social e o desenvolvimento dos territórios onde atua.

 

“Com este novo posicionamento estratégico, alinhado à atuação empresarial da Motiva, o Instituto assume a missão de impulsionar o desenvolvimento de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis no Brasil. Nosso foco são projetos que promovam soluções sustentáveis para as cidades, reduzam desigualdades sociais e melhorem a qualidade de vida de seus habitantes. Queremos ser um agente catalizador da transformação das cidades em espaços mais verdes, inclusivos e saudáveis para se viver, conectando recursos, parcerias e conhecimento para gerar mudanças concretas na vida das pessoas e no desenvolvimento dos territórios onde atuamos”, afirma a presidente do Instituto Motiva, Renata Ruggiero.

 

A partir de agora, a atuação do Instituto Motiva é direcionada por três focos estratégicos. O primeiro, Soluções Sustentáveis, busca incentivar iniciativas que promovam cidades mais verdes e resilientes. O segundo, Redução das Desigualdades, prioriza iniciativas em prol da democratização do acesso à cultura e à educação, ampliando oportunidades e contribuindo para a redução da desigualdade social. O terceiro foco, Qualidade de Vida, abrange projetos nas áreas de saúde e esporte, apoiando ações que contribuam para o bem-estar e uma vida mais saudável. A escolha desses temas está alinhada aos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso do Instituto com a transformação social das cidades no Brasil.

 

Alinhado com os novos focos estratégicos, o Instituto Motiva passa a priorizar projetos com três perfis: 1) Impacto Territorial, aplicando o conceito de “acupuntura urbana” para apoiar a realização de iniciativas locais que apresentem efeito catalizador de impacto nos territórios onde atua, de forma a potencializar a transformação social em comunidades vulneráveis; 2) Coalizão, buscando promover impacto coletivo, através da articulação de diversos atores em torno de determinada causa ou território, complementando recursos, redes e saberes para promover impacto ampliado e sistêmico; e 3) Influência para a Causa, olhando para projetos de impacto e abrangência nacionais que promovem conexão com a causa de forma mais ampla, possibilitando maior potencial de influência e impacto na sociedade como um todo.

 

A revisão da estratégia do Instituto parte da premissa de que, até 2050, 93% da população brasileira viverá em centros urbanos, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse cenário representa grandes desafios para formuladores de políticas públicas na construção de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis. Com seu novo posicionamento, o Instituto Motiva busca fortalecer seu papel como agente articulador, mobilizando não apenas capital financeiro, mas também capital social e capital intelectual. De forma inovadora, o Instituto pretende trabalhar cada vez mais por meio de coalizões com outros atores, fazendo uso do seu know how e do seu poder de convocatória para potencializar o impacto e promover transformações sistêmicas e duradouras na sociedade, em linha com o ODS 17 da ONU.

 

Territórios de atuação estratégica

Uma das novidades da nova estratégia é a definição de territórios prioritários para concentrar e potencializar os investimentos de impacto social em regiões de atuação das operações da Motiva. Ao todo, 20 locais nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul foram selecionados para serem submetidos a um amplo diagnóstico e para a elaboração de planos de desenvolvimento territorial específicos.

 

Nesta frente de atuação, o Instituto Motiva, em parceria com um parceiro técnico, promoverá um processo de escuta junto às comunidades em cada território, com o objetivo de identificar os principais desafios, as oportunidades e os potenciais parceiros para o desenvolvimento local. A intersecção das informações levantadas com os focos estratégicos orientará a definição de futuros projetos a serem desenvolvidos e/ou apoiados em cada região.

 

O trabalho também inclui a construção de um plano de engajamento comunitário, visando fortalecer o vínculo da Motiva com os atores locais assim, reforçando a sua licença social para operar nesses territórios. A iniciativa busca criar canais de relacionamento e diálogo contínuos com as lideranças comunitárias, de modo que a comunidade tenha papel protagonista na concepção e na implementação das ações locais, potencializando os resultados sociais e garantindo a sustentabilidade das iniciativas ao longo do tempo.

 

“Queremos que cada real investido pelo Instituto se transforme em oportunidade e melhoria da qualidade de vida para milhões de pessoas nas cidades. Nosso papel vai muito além do patrocínio: queremos ser um indutor da transformação social nos territórios em que atuamos. E pretendemos mobilizar outros atores para fazer isso juntos com as comunidades locais”, afirma Ruggiero.

 

Mais de uma década de impacto social

Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Motiva atua como agente de transformação social, promovendo cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Sua abordagem vai além da infraestrutura, criando oportunidades de mobilidade social, reduzindo desigualdades e impulsionando mudanças significativas nos territórios. A cultura, a educação e a mobilidade são entendidas como caminhos estratégicos para ampliar repertórios, gerar pertencimento e fortalecer comunidades.

 

Com esse propósito, o Instituto Motiva apoia iniciativas que conectam pessoas a experiências culturais, educativas e de bem-estar. Desde 2014, já destinou mais de R$ 452 milhões em projetos de impacto social, beneficiando mais de 22 milhões de pessoas em 555 municípios.

 

Entre suas frentes de atuação, o Programa Caminhos para a Saúde se destaca como iniciativa voltada à qualidade de vida, oferecendo serviços e atendimentos preventivos e gratuitos de saúde para comunidades em diferentes regiões. O Programa de Voluntariado atua de forma transversal, engajando colaboradores da Motiva e parceiros em ações que fortalecem o impacto social das iniciativas. Já o Projeto Centenários, alinhado à frente de redução das desigualdades, valoriza e homenageia personalidades da cultura brasileira que completaram cem anos, promovendo memória, cultura e inclusão social.

 

O Instituto também é patrocinador dos principais festivais literários do País, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), a Festa Literária das Periferias (FLUP) e a Feira do Livro de São Paulo. Além disso, apoia instituições culturais de referência, como a Bienal das Artes de São Paulo (SP), o Museu da Língua Portuguesa (SP), o Museu do Amanhã (RJ), o Instituto Tomie Ohtake (SP), o MuBE -Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (SP) e a Fundação Casa de Jorge Amado (BA).

 

Ajudou ainda a viabilizar o novo espaço de espetáculos da cidade de São Paulo no Complexo Cultural Júlio Prestes, a Estação Motiva Cultural, que recebe eventos de arte, dança, música, literatura, cinema e teatro com curadoria da Fundação Osesp.

 

Em linha com seus esforços em desenvolvimento sustentável, o Instituto, em parceria com o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, implementou o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, hub de dados e conhecimento voltado a estudos acadêmicos sobre mobilidade urbana inclusiva e sustentável. Em 2025, na quarta edição do TEDx Amazônia, em Belém (PA), lançou o Projeto Escolas Baseadas na Natureza, o maior programa privado de fomento à educação ambiental em escolas públicas do Brasil.

 

O reposicionamento estratégico do Instituto Motiva, com a ampliação de investimentos em projetos de impacto social, está alinhado à estratégia de sustentabilidade da Motiva. Ao lançar a Ambição 2035, a Companhia destacou a Liderança Sustentável como uma das quatro alavancas para o crescimento de longo prazo, estruturada em cinco pilares estratégicos, sendo um deles o Impacto Positivo na Sociedade, no qual se insere a atuação do Instituto.

Deixe seu Comentário