89% dos brasileiros consideram essencial que empresas adotem iniciativas de ESG

Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online no Brasil, presenta o estudo inédito ‘ESG pelo olhar do consumidor‘, revelando a complexidade do debate sobre o tema no país. Buscando entender a relevância do tema para os internautas brasileiros, a pesquisa mostra que 7 em cada 10 respondentes desconhecem o que é ESG. No entanto, quando estimulados por uma explicação do conceito, 89% declararam ser muito importante que as empresas tenham ações de ESG na agenda.​ Entre as principais pautas ligadas ao tema, a Educação lidera como o tópico de maior interesse, seguido por Igualdade Social e Cultura.​
“Esses dados revelam a prevalência de questões que já estão mais vinculadas ao cotidiano do debate público, em detrimento a outras que ainda dependem de um aprofundamento maior da discussão como, por exemplo, D&I, Governança e Feminismo”, comenta Fábia Silveira gerente de atendimento do Instituto QualiBest.

De fato, quase 30% dos entrevistados declararam “não se interessar” pelo tema “Feminismo”, evidenciando o distanciamento do debate sobre o papel da mulher e uma possível desconexão do público com o impacto do tema na sociedade.
“Ainda há muito a se desenvolver nesse sentido, e o estudo é prova de que, para a transformação social acontecer, é preciso antes melhorar o entendimento e despertar o interesse das pessoas para o debate sobre temas de primeira importância”, conclui Silveira.
Um índice de atratividade ESG

A pesquisa também explorou a importância das ações específicas dentro da agenda ESG. por meio de uma medida de atratividade. Neste cenário, estudo identificou as ações consideradas mais relevantes pelos consumidores nas dimensões Ambiental, Social e de Governança.
Os resultados mostraram uma maior valorização das áreas Social e Ambiental, com a Governança recebendo uma atenção menor. Entre as ações mais valorizadas pelos consumidores estão garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável; redução de gases de efeito estufa; e promoção de um ambiente empresarial inclusivo.
“É bastante curioso ver como temas relacionados ao ambiente de trabalho despertam interesse. Saudabilidade, segurança, respeito e valorização ainda são pautas pouco resolvidas nas empresas, a ponto da preocupação com esses aspectos liderarem a atratividade de ações ESG, ressalta Silveira.

As empresas ao olhar do consumidor
O Instituto QualiBest também procurou identificar o número adequado de ações ESG e qual combinação de ações atingiriam um maior público. Para isso, foi utilizada as técnicas de TURF e MaxDiff, recursos estatísticos que identificam a melhor combinação de produtos, serviços ou mensagens para alcançar o maior número de consumidores, com base em suas preferências.

 

 

Por essa técnica, foi possível identificar que que uma única ação é suficiente para impactar 70% dos internautas respondentes. Com três ações, o alcance chega a 96%, mas mais de quatro iniciativas não geram incrementos significativos.

Quando se trata de combinações de ações, a pesquisa identificou diversas combinações-chave para guiar as empresas a alcançarem o maior número de pessoas com suas iniciativas ESG. Garantir um ambiente de trabalho seguro, encorajar reciclagem e diminuir o impacto no meio ambiente tem um impacto de 96%. Já, ter um código de ética, usar energias renováveis e manter o ambiente de trabalho saudável e seguro, garante um impacto na audiência de 95%.

 

Em termos de ações, foram apresentadas aos entrevistados diversas ações de diferentes empresas para o consumidor avaliar a importância delas. Foram 8 ações relacionadas ao Ambiental (E), 6 para Social (S) e 6 para Governança (G). Cada respondente avaliou 12 dessas iniciativas em um sistema de rodízio.
Nesse questionário, os entrevistados trataram com maior grau de importância as ações que envolvem conservação do meio ambiente. Por outro lado, foram consideradas com menor grau de importância ações que envolvem temas relacionados à diversidade, destacando, mais uma vez, a necessidade de sensibilizar a população para a relevância dessas questões.

 

Também foram identificadas as iniciativas com maior aderência ao consumidor em diferentes segmentos de mercado.
Nessa divisão, nota-se, por exemplo, que empresas extrativistas devem focar em iniciativas ambientais, enquanto indústrias alimentícias se destacam com ações voltadas ao bem-estar dos funcionários. No caso das indústrias de bebidas alcoólicas, tanto as ações ambientais quanto as sociais têm grande importância.
“Importante dizer que quando buscamos ações ESG de empresas, é raro achar alguma amplamente divulgada que envolva ambiente de trabalho, um dos aspectos mais valorizados pelos internautas. Vemos que aqui há um grande potencial das empresas divulgarem ações com alto impacto”, diz Silveira.
Ações com mais aderência ao consumidor

Em termos de análises, a pesquisa revelou que as empresas extrativistas devem focar em iniciativas ambientais, enquanto a indústria alimentícia se destaca com ações voltadas ao bem-estar dos funcionários e de práticas com foco em sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho. O estudo mostra que no caso das indústrias de bebidas alcoólicas, tanto às ações ambientais, quantos as sociais têm grande importância.

 

 

Sobre a pesquisa

Para entender a real percepção do brasileiro conectado, foram entrevistados pelo painel QualiBest 1.542​ homens e mulheres com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais (ABCDE) e regiões do país.​ O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 14 de agosto de 2024.

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