O Litro de Luz Brasil, organização que atua com soluções solares sustentáveis em comunidades sem acesso à iluminação, anuncia o início de um novo projeto de impacto social e ambiental na cidade de Curitiba. A iniciativa faz parte do legado do Heineken Floating Bar, uma estrutura temporária da marca que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante, que foi realizado entre os dias 8 e 24 de novembro de 2024 na Pedreira Paulo Leminski.
Com apoio do Quintessa, organização de impacto pioneira no país, a Heineken destinou o lucro do bar flutuante para a criação de um edital voltado à implementação de soluções sustentáveis na região, e o Litro de Luz foi um dos três projetos selecionados para atuação na cidade.
A Comunidade Dona Cida, ocupação localizada na região industrial de Curitiba, foi escolhida como território-foco para instalação de 30 postes solares, beneficiando diretamente cerca de 450 famílias.
Desde o início do projeto, o Litro de Luz tem realizado visitas porta a porta na comunidade selecionada, promovendo o engajamento dos moradores e a escolha dos Embaixadores do Litro de Luz – voluntários locais que serão treinados para acompanhar a montagem e a manutenção das soluções solares, prezando pela sustentabilidade, protagonismo comunitário e impacto de longo prazo.
Além da instalação dos postes, que ocorrerá no dia 30 de agosto, o projeto oferecerá um curso de formação em instalação de sistemas fotovoltaicos para moradores da região, ampliando o acesso à energia limpa e promovendo capacitação profissional e geração de renda.
“Acreditamos que a transição energética justa deve acontecer com, para e pelas comunidades. Ao iluminar territórios urbanos que ainda vivem no escuro e oferecer formação técnica para seus moradores, estamos construindo caminhos reais de inclusão, autonomia e desenvolvimento sustentável“, afirma Rodrigo Eidy, presidente do Litro de Luz Brasil.
“Acreditamos que grandes experiências devem deixar grandes legados. Apoiar um projeto como o Litro de Luz, em parceria com o Quintessa, traduz o impacto positivo que buscamos com o Heineken Floating Bar: fomentar iniciativas locais, conectadas com o contexto de cada cidade, com potencial de gerar um legado concreto, duradouro e capaz de criar cada vez mais conexões reais”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.
Heineken Floating Bar
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante.
No bar, todos os copos são reutilizáveis e há áreas de acessibilidade. Outros serviços, como a interpretação de libras, visam promover a inclusão e a sustentabilidade. Seu objetivo é promover práticas sustentáveis e deixar um legado positivo nas cidades que o recebem. Por isso, 100% do lucro gerado é direcionado para projetos de sustentabilidade, reforçando seu caráter sem fins lucrativos e seu compromisso com um impacto real na região.
No final de 2024, o projeto esteve presente na cidade de Curitiba no lago da Pedreira Paulo Leminski. A iniciativa também contemplou a abertura de um edital para apoiar e impulsionar projetos de inovação e sustentabilidade da capital paranaense, junto da Quintessa, com prazo até fevereiro deste ano. As empresas selecionadas serão reveladas em breve.
Já em São Paulo, o Heineken Floating Bar teve início em 2023 e promoveu uma nova perspectiva sobre a relação dos cidadãos com o rio Pinheiros. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o lucro recebido nessa edição foi 100% revertido para apoiar seis projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica em todo o seu entorno.