Empresas devem adotar IA com responsabilidade para construir confiança com o público, aponta estudo

O uso de inteligência artificial (IA) na criação de imagens e conteúdos visuais tem crescido rapidamente, impulsionado por ferramentas que replicam estilos artísticos icônicos. Um exemplo recente é a tendência viral que transforma fotos em animações no estilo do Studio Ghibli. Embora pareça uma novidade inofensiva, a prática levanta questões éticas, já que o cineasta Hayao Miyazaki, fundador do estúdio, é um crítico declarado do uso de IA na arte e não autoriza a reprodução de seu trabalho por essas tecnologias.

 

Casos como esse refletem uma preocupação maior: enquanto milhões de pessoas interagem com geradores de imagens por IA, grandes empresas de tecnologia lucram com o talento e o legado de artistas sem oferecer compensação. Apesar dessa questão, cada vez mais marcas adotam imagens geradas por IA em campanhas publicitárias, muitas vezes sem avaliar a origem e as implicações desse conteúdo.

Segundo o estudo “Construindo confiança na era da IA“, do VisualGPS, plataforma de pesquisa e tendências da iStock, 86% dos entrevistados na América Latina acreditam que imagens geradas por IA devem ser claramente identificadas. Além disso, o levantamento aponta que essas imagens são mais bem aceitas quando representam objetos ou paisagens, enquanto aquelas que tentam reproduzir pessoas geram mais desconfiança.

“As imagens geradas por IA podem ser uma ferramenta poderosa para as empresas, desde que seu uso seja transparente e responsável”, afirma Samuel Malave, gerente de Pesquisa Criativa da iStock. “Nossa pesquisa mostra que 74% das pessoas estão abertas a ver publicidade com imagens de IA, mas apenas se forem utilizadas de forma ética. Saber quando e como usá-las pode impactar diretamente a percepção do público sobre a marca.”

 

Para os especialistas da iStock, empresas que desejam adotar IA em suas campanhas devem priorizar a transparência e a segurança jurídica, garantindo que suas estratégias visuais reforcem a credibilidade de seus produtos e serviços. O relatório também revela que 98% dos consumidores consideram imagens e vídeos autênticos essenciais para estabelecer confiança.

 

“O conteúdo visual que transmite originalidade e autenticidade faz a diferença na comunicação de uma marca. Seja por meio de fotografia de banco de imagens, vídeos ou imagens geradas por IA, o mais importante é ser intencional e transparente com o público”, conclui Malave.

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