Campanha global “Dia Mundial das Cores Solidárias” da STAEDTLER já beneficiou milhares de crianças ao redor do mundo desde 2008. E em 2025, os recursos arrecadados serão destinados a uma organização no Togo, na África Ocidental
A STAEDTLER, referência internacional em produtos para escrita, pintura e desenho, anuncia a edição 2025 do Dia Mundial das Cores Solidárias (World Kids Colouring Day). A campanha convida crianças de 3 a 12 anos a criarem desenhos inspirados no tema “Sorte e Felicidade” e, para cada obra recebida, a empresa irá doar 1 euro para apoiar projetos sociais no Togo, país da África Ocidental.
Os recursos arrecadados este ano serão destinados ao projeto “Saúde e Educação Infantil para Crianças no Togo”, promovido pela Plan International Alemanha. A iniciativa atua em 16 comunidades do país, localizado na África Ocidental, oferecendo educação básica, cuidados com a saúde, alimentação adequada e acesso à água potável para crianças de até cinco anos.
Segundo Rogério de Andrade, gerente de marketing da STAEDTLER no Brasil, a arrecadação, que pode chegar a 50 mil euros por ano — cerca de R$ 330 mil — ajudará a instituição a conquistar independência financeira com o objetivo de se sustentar sozinha pelos próximos 10 anos. “Mais do que um repasse pontual, essa doação faz parte de um plano estruturado para fortalecer o futuro dessas comunidades. Nós nos comprometemos a oferecer nosso apoio até que eles tenham meios próprios para continuar subsidiando educação e cuidados de qualidade às crianças”, complementa.
Como tudo começou
Lançado em 2008 na Alemanha, o Dia Mundial das Cores Solidárias nasceu com o objetivo de mobilizar crianças, escolas e famílias para usar o desenho como uma ferramenta de empatia e transformação. A ação logo ultrapassou fronteiras e passou a apoiar projetos sociais em diversos países. Com a criação da subsidiária brasileira em 2019, a campanha também ganhou força no Brasil.
De lá para cá, a iniciativa já mobilizou milhares de crianças em todo o mundo e beneficiou comunidades em países como Peru, Ruanda, Gana e agora o Togo, sempre com foco no desenvolvimento infantil, acesso à educação, nutrição, saneamento e agricultura sustentável.
O Togo foi escolhido em 2025 por apresentar altos índices de pobreza e baixa cobertura de serviços públicos essenciais. A campanha deste ano pretende contribuir com mudanças estruturais de longo prazo nessas comunidades.
Edição 2025: Sorte, Felicidade e Solidariedade
A proposta da edição de 2025 é incentivar crianças a refletirem sobre o que significa felicidade e sorte em suas vidas. Os desenhos podem retratar desde momentos em família, amizades e brincadeiras favoritas até símbolos culturais como ferradura, figa, Mão de Fátima, Olho Grego, Pomba da Paz ou cofrinho de porquinho. Segundo Andrade, a ideia é deixar a criança livre para criar com o que tem em casa e expressar sua visão de forma simples e espontânea. Não há restrições quanto aos materiais usados: lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache. Tudo está liberado, desde que o tema seja respeitado.
Além de contribuir para uma causa global, as crianças participantes concorrem a kits exclusivos da marca. No Brasil, os desenhos devem ser enviados até 31 de maio por meio do formulário disponível no site oficial da STAEDTLER, e os 10 desenhos mais criativos serão premiados, com o resultado divulgado até o final de julho de 2025. “Em 2024, superamos a marca de 50 mil desenhos enviados no mundo todo. E somente no Brasil, esperamos receber mais de 4 mil participações nesta edição. É emocionante ver como a arte pode conectar culturas e ajudar comunidades inteiras a avançar”, conclui Rogério de Andrade, gerente de marketing da STAEDTLER no Brasil.