Collabs, Brasilidade, Autêntico e Transparente: GALUNION mapeia 12 apostas para o mercado de foodservice em 2025

Com um cenário de inflação alta, incertezas, dificuldades de fornecimento de alguns insumos e mudanças no comportamento do consumidor, para onde vai o foodservice brasileiro? Para endereçar essa pergunta, a GALUNION, empresa especializada neste setor, desenvolve anualmente uma análise do cenário atual e mapeia tendências que irão impactar o mercado nos próximos meses. Tudo isso, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, além de participações em diversos eventos e missões nacionais e internacionais. No segmento de alimentação, em que conceitos como inovação e adaptação são essenciais, acompanhar tais movimentações se torna uma estratégia de negócios para diversas redes que atuam neste mercado. Para auxiliar as empresas a focarem no que pode gerar impacto agora, a GALUNION selecionou 12 apostas do foodservice para 2025, com base na nova edição da Mandala GALUNION de Food&Tech Trends, que reúne o que há de mais atual e relevante para o setor. As novidades serão apresentadas no dia 15 de abril, terça-feira, das 14h30 às 17h30, por meio de uma transmissão online do GALUNION TALKS 2: Tendências e a visão do consumidor.

 

De acordo com a pesquisa “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, realizada pela GALUNION em agosto de 2024, os principais desafios no ano de 2025 para operadores que atuam no setor serão inflação em geral, para 61%, falta de mão de obra qualificada, para 56%, e atrair clientes e manter e/ou crescer as vendas, para 42%. Levando estes e outros dados em consideração, é possível elencar as principais tendências que devem figurar neste mercado ao longo do ano.

 

“Essas apostas refletem movimentos que já estão ganhando tração e têm maior probabilidade de influenciar o mercado no curto prazo. Assim como as tendências da mandala de onde se originam, elas não se aplicam a todos os negócios da mesma forma, mas são oportunidades que merecem ser observadas com atenção e avaliadas dentro de cada estratégia. Ou seja, o segredo está em identificar a combinação certa de tendências para a estratégia de cada marca, garantindo que as escolhas estejam alinhadas ao mercado de atuação e aos objetivos”, destaca a fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante.

 

Em Modelos de Negócios estão listadas tendências relacionadas à maneira de gerenciar e estruturar o negócio, ou seja, a forma de vender, operar e comprar. 

  1. Fácil e Conveniente: O consumidor quer facilidade, com processos otimizados, velocidade sem erros e soluções que se encaixem na rotina. Estar presente onde ele está e servi-lo da forma que prefere são diferenciais.
  2. Collabs: Parcerias estratégicas entre marcas impulsionam inovação e alcance. As collabs criam produtos e experiências em conjunto, aproveitando o melhor de cada marca para gerar valor e credibilidade.
  3. Local e Artesanal: Valorização de ingredientes locais, produtores regionais e processos artesanais conectam marcas a consumidores que buscam autenticidade, saudabilidade e/ou impacto positivo.

Oferta de Alimentos e Bebidas é o coração do foodservice, unindo paixão, técnica e propósito, além de impactar diretamente a recompra e a diferenciação no mercado. A construção envolve desde a arte gastronômica aplicada até escolhas estratégicas, como variedade, ocasião e momento de consumo, tecnologias aplicadas, ingredientes e parcerias. Além disso, a oferta precisa estar alinhada ao propósito da marca, as práticas ESG e ao modelo de negócios.

  1. Oferta financeiramente ($) acessível: Com a situação econômica ainda complicada, os consumidores buscam ofertas que ofereçam mais valor, como combos promocionais ou substituições que afetem menos o bolso.
  2. Brasilidade: A valorização das raízes culturais do Brasil está em alta, com ênfase em receitas e ingredientes que refletem nossa história e as diferentes regiões do país.
  3. Novo comfort food: As ofertas tradicionais, repaginadas e modernizadas, podendo incluir apresentações criativas, correspondem à crescente tendência geral de nostalgia e ao desejo por experiências reconhecíveis e confortáveis.
  4. O sabor é rei: O sabor único com qualidade, de receita exclusiva e que só pode ser encontrada em um lugar, é essencial para diferenciação, recompra e fidelização.
  5. Saúde do corpo e da mente: A tendência de saudabilidade, que existe há muito tempo, vem evoluindo para abranger também o bem-estar mental, com abordagens variadas.

Para se destacar e se tornar cada vez mais competitivo no mercado é importante pensar na Experiência completa e hospitalidade diferenciadora da marca, que deve ser reforçada por meio de conexões com o consumidor.

  1. Reconhecer meus públicos: A importância de entender profundamente os diferentes perfis de clientes para criar experiências personalizadas e relevantes, para que se sintam reconhecidos.
  2. Jornada do colaborador: Ter e manter bons colaboradores é um dos principais desafios globais enfrentados pelo setor. Com isso, garantir uma excelente experiência do colaborador é uma tendência fundamental para a excelência na experiência do cliente
  3. Múltiplas ocasiões: A tendência de múltiplas ocasiões no foodservice reflete o fato de que um mesmo consumidor pode ter necessidades distintas de oferta e serviço, dependendo de variáveis como o dia, a companhia, o tempo disponível e o clima. Diante disso, muitos clientes esperam que os locais que frequentam se adaptem a essas diferentes ocasiões de consumo.
  4. Autêntico e Transparente: A tendência de autenticidade e transparência no foodservice vai além da comida, abrangendo também a experiência de marca e da construção de uma relação de confiança com o consumidor.

“Nesta seleção de tendências, reunimos temas que vão desde tecnologia e inovação até o papel das pessoas, passando por modelos de negócios, sustentabilidade e cultura. O foodservice é um setor dinâmico e complexo, marcado por realidades diversas, e entender essas nuances é essencial. Com essa visão estratégica, as empresas do setor podem identificar oportunidades-chave para impulsionar a diferenciação e a inovação, orientando suas decisões e planos para 2025”, finaliza Simone Galante.

 

GALUNION TALKS 2: Tendências e a visão do consumidor

Data: 15 de abril

Horário: das 14h30 às 17h30

Transmissão online: LINK

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