Projeto utiliza realidade virtual para conscientização sobre segurança elétrica em aldeias de difícil acesso
A ZAZ Produções e Studio, em parceria com a EDP, empresa do setor energético, está transformando a educação e a conscientização sobre segurança elétrica nas aldeias indígenas da Amazônia. O projeto inovador, que chega ao seu quarto ano consecutivo, leva óculos de realidade virtual para estudantes, nas escolas das aldeias, proporcionando um aprendizado imersivo sobre o uso seguro da eletricidade e a importância da usina na região.
Contudo a iniciativa já passou por diversos estados, impactando aproximadamente 15 mil crianças, dentre elas, as residentes da aldeia do Rio Teles Pires.
A iniciativa começou com a ZAZ Produções, mas foi a ZAZ Studio que foi responsável por registrar imagens e produzir os conteúdos que seriam utilizados na ação. Agora, novamente, com a atuação da ZAZ Produções, a equipe retorna à Amazônia para levar tecnologia e educação até essas comunidades. Um dos grandes diferenciais do projeto é a adaptação dos vídeos exibidos na realidade virtual para três línguas indígenas: munduruku, apiaká e kaiabi, garantindo que a mensagem seja compreendida de forma acessível e respeitosa pelas comunidades locais.
“Trabalhar em uma região de difícil acesso e com desafios logísticos tão complexos é o que torna esse projeto ainda mais especial. Muitas empresas evitam atuar nesses territórios, mas acreditamos que a tecnologia e a educação podem gerar impactos significativos e duradouros. Ver a reação dos alunos ao experimentar essa inovação é recompensador”, destaca André Zavarize, fundador da ZAZ Produções e Studio.
Ao longo dos últimos quatro anos, a iniciativa tem alcançado milhares de jovens, proporcionando acesso a tecnologias que, muitas vezes, são escassas até mesmo em grandes centros urbanos. O compromisso da ZAZ Produções e Studio e da EDP reforça a importância de levar inovação para regiões remotas, garantindo informação e segurança para as comunidades indígenas da Amazônia.